Você já ouviu falar de damper de ar condicionado antes? Você pode imaginar para que é usado? Hoje, além de entender o que é e como funciona, você também aprenderá sobre os tipos de dampers.
Um damper de ar condicionado é basicamente um dispositivo usado em um sistema HVAC para controlar o fluxo e a vazão de ar. Portanto, além de ser utilizado em equipamentos de ar condicionado, também é comum na ventilação mecânica, como a medição de entradas e saídas de ar.
Para explicar melhor sua finalidade e resumir como funciona, suponha que seja como um “registro de água” – você pode ligá-lo e desligá-lo – mas para controlar o ar. Curiosamente, a palavra “damper” vem do inglês: “damp”, um verbo que significa “amortecimento”.
Portanto, “damper” pode ser traduzido como “amortecedor”. Isso é o que ele faz. Em outras palavras, ele “amortece” o fluxo de ar.
Como funcionam o Controle do Fluxo e a Vazão de ar no damper?
Mas agora, tecnicamente falando, os dampers são propícios ao equilíbrio dos sistemas instalados e são especialmente recomendados para controle de:
- Fluxo de ar da entrada de ar externa
- Volume de retorno de ar
- Fluxo de ar em dutos e ramais de sopro
Como dissemos antes ao compará-lo com o registro de água, um damper de ar condicionado (ou vários dampers, conforme sua preferência, no plural) permite a abertura e o fechamento por meio de um dispositivo de controle, parte do dispositivo Responsável por este fim.
Nesse processo, é importante travar a posição de equilíbrio para estabilizá-la e garantir a eficiência do damper.
Apesar deste trabalho “manual”, ainda existem alguns dampers automáticos que não requerem este tipo de atenção. Por exemplo, se o filtro na frente do equipamento estiver bloqueado, ele abrirá automaticamente para permitir a passagem de uma certa quantidade de ar.
É preciso ter uma boa base de conhecimento para poder utilizar o damper, confira.
Para quem ainda deseja saber como realizar esse controle de amortecimento em teoria, saiba que a física explica e define esse problema. Você pode usar a equação de continuidade para medir a velocidade do ar em metros por hora e depois multiplicar pela área transversal disponível.
Assim, multiplicar por metros por hora x metros quadrados é igual a metros cúbicos por hora.
Resumindo: fazendo esse equilíbrio e controlando o damper, a vazão e a velocidade de atualização do ar ambiente podem ser determinadas.
Percebe-se que o uso dos respectivos equipamentos requer conhecimento prévio e saber distinguir, como pressão estática, pressão dinâmica e pressão total.
Além disso, é importante saber que a principal matéria-prima dos dampers de ar é o aço galvanizado, que é projetado para ser instalado em paredes e tubulações. Existem muitos tipos de dampers no mercado, que veremos a seguir. Mas suas funções são muito semelhantes.
Quais tipos de Damper de ar condicionado existem
Os dampers de ar são um dos tipos mais populares e importantes, mas também vale a pena mencionar outros modelos tradicionais, conforme descrito abaixo:
Damper de Ar
O mais famoso também é chamado de damper de ar pressurizado. O dispositivo funciona abrindo e fechando automaticamente de acordo com a pressão do fluxo de ar. É usado para ventiladores, dutos, paredes, portas e divisórias e para carregar ou descarregar na ventilação e exaustão.
Damper Corta-Fogo
O objetivo dos dampers de incêndio é isolar certas áreas do fogo em projetos de ar condicionado e ventilação. Ele interrompe a propagação da chama fechando a tampa com isolante térmico.
Dampers de Sobrepressão
O damper de sobrepressão é projetado para ser instalado em paredes e tubos para insuflação e exaustão, e abre quando é aplicada sobrepressão. Quando o sistema é fechado, as lâminas fecham automaticamente.
Todos esses modelos de amortecedores também são chamados de amortecedores industriais porque são adequados para instalações industriais e de laboratório.
Nesses ambientes, o uso de amortecedores torna-se extremamente importante, por renovar o ar nas substâncias tóxicas que circulam nesses locais, tornando o ar respirável.
Além dos amortecedores citados acima, vale ressaltar que existem vários outros tipos: por exemplo, redondo, elétrico, pressurizado e elétrico.
Agora que você tem um melhor entendimento do que é o amortecedor de ar condicionado e como ele funciona, vamos dar uma olhada em como comprar este componente.
Para discutir este assunto com outros profissionais e esclarecer dúvidas, você pode visitar o fórum de ar condicionado e aprimorar seus conhecimentos.