O telefone celular do futuro: o que a tecnologia preparou para nós
Você sabia que o brasileiro passa em média três horas por dia no celular? Segundo estudo da Cuponaation, o Brasil é um dos cinco países com maior número de pessoas na tela.
Isso prova o que todos já sabem: os smartphones já são uma extensão do nosso corpo. Pensando nos futuros smartphones e na tecnologia preparada para nós, vamos confiar mais nisso.
Para se ter uma ideia, as pessoas olham para seus celulares 63 vezes ao dia e 22.995 vezes ao longo do ano. É surreal? E essa estatística só vai aumentar.
Uma coisa é certa: os telefones celulares do futuro funcionarão em redes 5G. Para se ter uma ideia, a Internet 5G em telefones celulares no futuro fornecerá velocidades de 50 a 100 vezes mais rápidas do que 4G. Com isso, por exemplo, assistir a um vídeo em 4K não será um problema.
Leia também: Celular intermediário: os melhores aparelhos para comprar
Como conectar fone Bluetooth no celular?
No entanto, existem outras tendências fortes. Os telefones dobráveis parecem estar voltando, como um flashback.
Além disso, os aparelhos mais modernos não terão mais botões físicos. Sensores ultrassônicos substituirão os botões antigos, tornando o dispositivo mais fácil de operar.
Além disso, outro ponto revolucionário do futuro celular é a câmera. A função de tirar fotos e filmar com este dispositivo está se tornando cada vez mais poderosa, e terá cada vez mais realismo.
Quer saber mais sobre os futuros telefones celulares? Siga esta postagem.
Futuros telefones celulares e 5G: em resumo
Uma das tecnologias que farão parte dos telefones celulares em um futuro próximo (na verdade, já se tornou realidade nos Estados Unidos) é a Internet 5G.
Parece que acabamos de entrar no 4G, já estamos caminhando para o 5G, certo? Mas essa transformação será uma tecnologia muito superior. A Internet pode ser melhor do que 4G? Não há dúvida, amigos.
A tecnologia 5G permitirá que os telefones celulares realizem tarefas como transferência de dados em tempo real e reprodução de vídeo em resolução total.
Ou seja, em 4K, e sem há interrupção. 5G também promoverá a implantação da Internet das coisas e promoverá a existência de realidade virtual.
Em termos de velocidade da Internet, suponha que você queira baixar um filme da Netflix ou Amazon Prime para assisti-lo no telefone quando estiver offline (por exemplo, em trânsito).
Nesse caso, leva aproximadamente 0,6 segundos para baixar o arquivo completamente. No 4G, esse tempo é de 20 segundos em média.
A Internet 5G também permitirá que os dispositivos móveis melhorem o desempenho da bateria. E também amplia o uso da realidade virtual. Por exemplo, isso significa reproduzir vídeo 3D na nuvem.
Feiras de Exposição trazem novidades
Você conhece o Campeonato de Fórmula Um? Um dos principais objetivos deste evento é desenvolver novas tecnologias para a indústria automotiva.
Semelhante aos telefones celulares, a CES anual e outras exposições realizadas em Las Vegas são locais onde podemos ver as tendências dos dispositivos.
Na última exposição, foram várias novidades. Um deles é um novo conceito de digitação lançado pela Samsung da Coréia do Sul, o tipo selfie.
Esta tecnologia projeta o teclado do telefone em uma superfície plana para aprimorar a capacidade de digitação.
Para reconhecer o movimento dos dedos, um sistema de inteligência artificial é usado. A empresa ainda estuda a implantação dessa tecnologia em smartphones.
Na exposição, também podemos ver o milagre da câmera e da duplicação da resolução. Em outras palavras, os futuros telefones celulares, pelo menos os telefones de nível superior, terão nada menos que quatro câmeras traseiras e muitas câmeras frontais.
O TCL 10 Pro, por exemplo, apresentado no evento, apresenta câmera traseira de 64 MP. É muita resolução.
Os telefones do futuro não terão botões
Ao longo dos anos, vimos o número de botões em telefones celulares desaparecer. No passado, exceto para o volume, botões liga / desliga, etc., cada número tinha uma tecla de discagem.
Hoje, telefones celulares com um ou mais botões físicos são raros. A tendência é que o botão desapareça completamente em pouco tempo.
A Ultrasense é uma das empresas que usa sensores ultrassônicos em vez de botões físicos. Portanto, o telefone celular pode ter uma superfície de vidro contínua ou outros materiais sem saliencias ao sair da fábrica.
Isso facilita a fabricação de dispositivos à prova d’água e à prova de poeira.
Os sensores ultrassônicos também podem medir a intensidade do toque. Em seguida, ative as diferentes funções do dispositivo.
É como ligar e desligar, acionar a câmera ou ajustar o volume. Os jogos para celular também serão favorecidos, pois qualquer área da tela pode ser usada como um botão, até mesmo a parte lateral e traseira do aparelho. Incrível, não?
Novas tecnologias que batem à porta
Hoje, existem telefones celulares que são carregados através da tecnologia sem fio. Ok, mas carregando pelo ar?
Por exemplo, a Startup Energous está desenvolvendo uma maneira de enviar energia por ondas de rádio para carregar dispositivos como smartphones. Adeus, fios!
Celulares dobráveis
O primeiro lote de telefones flexíveis começou a ser revelado na última CES Las Vegas Expo, como mencionamos acima.
Estudos têm demonstrado que, por meio de um circuito expansível, o display do dispositivo pode ser colocado em qualquer lugar que o usuário desejar. Teremos alguns desses telefones no mercado este ano.
Telas à prova de quase tudo!
Não brinque, as telas dos futuros celulares serão quase inquebráveis. Afinal, nada é mais desagradável do que quebrar a tela de um aparelho novo.
Isso será obtido testando uma série de materiais resistentes ao impacto que não quebram com o impacto, mas podem entortar. Outra opção é o vidro de diamante sintético – esta é a pedra mais dura do mundo. Existem homens.
Resolução 6K e 8K
Já estamos atentos à entrada de TVs com tecnologia 6K ou até 8K. O mesmo acontece com os telefones celulares. Isso irá promover recursos relacionados à realidade virtual, que são muito adequados para jogos.
Zoom alienígena
Não podemos deixar de falar sobre o poder das futuras câmeras de telefones celulares. Além da alta resolução que pode capturar imagens com impressionante fidelidade de detalhes, o zoom também é excelente.
Alguns telefones celulares, como o chinês Huawei, já possuem ótimos recursos de zoom e podem capturar fotos em close da lua.
Digitação com a mente
Para finalizar nosso post sobre as características dos futuros telefones celulares, o melhor será digitar por meio da transcrição do pensamento.
Usando sensores, isso se tornará possível. O Facebook, de propriedade de nosso amigo Mark, aprovou um grupo de cientistas para remover esse recurso do papel.