Geladeira com tecnologia inverter vale a pena investir?
Ao comprar uma geladeira nova, o consumidor que se preocupa com o consumo de energia dos eletrodomésticos tem muitas opções.
Um deles é um modelo com tecnologia de conversão de frequência, que deve oferecer as mesmas vantagens das geladeiras comuns e reduzir o consumo de energia.
Porém, como a tecnologia ainda não é bem conhecida do público, muitas pessoas não se atrevem a fazer esse investimento. Afinal, os inversores de refrigeradores são realmente bons, vale a pena investir ?
Geladeira inverter e inverse: qual é a diferença?
Em primeiro lugar, devemos saber que a geladeira inverse não tem nada a ver com o refrigerador com tecnologia inverter. Muitas vezes as pessoas confundem esses dois termos.
Inverse é um modelo de geladeira com um formato “de cabeça para baixo”: ou seja, a geladeira fica na parte de cima e o freezer na parte de baixo.
O modelo inverse é mais prático do que os refrigeradores comuns porque ajuda a obter os alimentos mais usados na vida diária mais facilmente e é uma boa opção.
Por outro lado, a tecnologia trazida pelos refrigeradores inverter também apareceu em outros eletrodomésticos, como condicionadores de ar, máquinas de lavar . A diferença está na eficiência e menor consumo de energia.
Procurando uma geladeira econômica? Confira os modelos válidos!
O dispositivo inverter desenvolvido pela Toshiba na década de 1980 possui uma função de controle de velocidade do compressor que pode evitar os chamados “liga e desliga”, que irão causar maior consumo de energia.
Portanto, quando o equipamento atinge a temperatura correta, ela permanece constante, evitando picos de consumo.
Sensores instalados em estruturas internas e externas indicam a temperatura ideal da geladeira, enquanto sensores utilizados para rotação e e de corrente elétrica conectados na placa principal do produto controlam o nível de refrigeração.
Quais as vantagens da geladeira inverter?
Claro, o maior atrativo dos refrigeradores para os consumidores é a promessa de economia de energia. Por exemplo, à noite, quando a porta da geladeira fica fechada por muito tempo, o consumo é reduzido significativamente.
Além disso, a fonte de alimentação desse modelo tem menor consumo de energia do que os eletrodomésticos tradicionais, por isso a conta de luz no final do mês será diferente. Economize até 40%. Mas as vantagens dos refrigeradores com inversor não estão apenas em:
- Menos ruído: Após a estabilização da temperatura, o compressor do inversor funcionará em baixa velocidade, por isso é geralmente mais silencioso.
- Comparado com o modelo tradicional, possui maior durabilidade, pois o compressor inversor pode funcionar de forma inteligente e não sofrerá muito desgaste.
- Possui excelente desempenho, semelhante ou melhor do que os refrigeradores comuns.
- Alguns modelos usam gás ecológico (R410A) para operar, que não danifica a camada de ozônio.
- Algumas marcas oferecem uma garantia de 10 anos para este modelo.
Conclusão
A tecnologia inverter oferece inúmeras vantagens que podem otimizar o uso de eletrodomésticos e utensilios – assim como os refrigeradores. Em outras palavras, refrigeradores com inversor são bons sim, vale a pena investir neles.
Embora o custo do investimento possa ser mais alto, no longo prazo é um modelo de bom custo benefício que pode fornecer eficiência, qualidade e economia. Afinal, os refrigeradores com inverter são para toda a vida!